
E se, de repente, receber um chorrilho de telefonemas de cariz comercial sem saber bem como conseguiram obter o seu número de telemóvel, até agora privado? (Ex: Seguradora Alico)
Já sabe a resposta?
Veio de uma “base de dados legal“. Pode ter deixado escapar aquele famoso “last click” num qualquer questionário de registo online, onde se escolhe “não quero receber contactos comerciais da empresa xxx e/ou seus parceiros” ou então, pura e simplesmente, é cliente da pixmania.
Ficam já a saber que, ao registarem-se no site da pixmania estão a autorizar, de forma automática, essa empresa a divulgar os seus dados pessoais. Isso mesmo. Aliás está explícito nas condições gerais do site, ponto 15.

Descobrir a forma mais indicada para editar/remover os nossos dados pode tornar-se um verdadeiro labirinto, por isso aconselho utilizarem o número do call center e falar sem rodeios: 808 20 33 11.

A resolução fica a um telefonema de distância mas tem implicações curiosas. Removendo a conta, deixa de poder fazer encomendas na loja online.
Um novo registo reinicia o ciclo, colocando os nossos dados novamente em risco.
Pessoalmente, optei por manter a minha privacidade intacta. Não vou fazer compras na pixmania durante muito tempo. É uma questão de princípio.
Um conselho para os mais críticos: utilizem as ferramentas legais ao vosso dispor.
Podem fazer queixa no site da Comissão Nacional de Proteção de Dados (CNPD) e contribuir para uma internet mais justa, livre de abusos.
Já fiz e resulta.
UPDATE[18 Agosto 2010]: O Banif também comprou esta base de dados. Contactou-me ontem para me oferecer um cartão Gold, sem custos e ainda incluia uma máquina de café…